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Você sabe o que é mídia de performance?

4 de outubro de 2017

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graph-163509_1280 Você sabe o que é mídia de performance?

“Todo empreendedor almeja crescer de forma sustentável, ter total controle sobre onde seu dinheiro é investido e o retorno que ele traz para o seu negócio. E para este fim surge a mídia de performance. Você sabe o que é mídia de performance e como aplicar em seu negócio?

Mídia de performance refere-se aos canais pagos, com o objetivo de atingir uma meta específica de um negócio, seja ela conhecimento de marca, geração de leads ou vendas. A principal vantagem do uso da estratégia de mídia de perfomance é a possibilidade de mensuração precisa do caminho de conversão do cliente e dos resultados obtidos. Este tipo de mensuração não é possível nas mídias de massa, onde os números entregues não são necessariamente relacionados com as vendas ou leads obtidos.

Ao analisar dados pré-clique (impressões, número de cliques, etc) e pós-clique (aquisição – formulários enviados, downloads, receita, número de transações, etc), é possível avaliar o sucesso das ações, bem como traçar novas estratégias de investimento da verba, dependendo do objetivo específico de cada campanha. Assim, o aproveitamento do investimento é sempre máximo, independentemente do tamanho do seu negócio. Os resultados obtidos, consequentemente, serão relacionados ao valor investido.

As estratégias de mídia de performance mais comuns são: anúncios na rede de pesquisa e display do Google, social ads e remarketing. Já a ferramenta mais comum para a execução de campanhas de performance é o Google AdWords. Para cada estágio do negócio e etapa de compra do cliente existe um canal adequado e KPIs específicos para avaliar a performance de cada ação.

Por exemplo, você possui uma marca nova, que está entrando no mercado, e pretende divulgá-la na web. Seu público-alvo ainda não está exatamente definido, mas já existem públicos potenciais. Diferentes estratégias serão adotadas para atingi-los e posteriormente serão analisados os primeiros resultados. A partir disso será possível identificar oportunidades dentro dos diversos segmentos e as estratégias são redesenhadas para aprimorar a performance.

Durante a tomada de decisão quanto ao tipo de mídia de performance que será escolhida e o valor a ser investido, é importante levar em conta duas questões fundamentais: o tempo que um cliente potencial leva até converter em um site e o conhecimento que o público possui sobre a sua marca e seu produto.

Vale questionar: o produto que você está vendendo necessita de um alto ou baixo envolvimento durante a tomada de decisão de compra? É de alto valor ou não? É sazonal? Estas e outras perguntas ajudam a definir a importância de cada etapa do processo de compra e auxiliam no tempo gasto para um potencial cliente reconhecer a necessidade de adquirir tal produto e comprá-lo.

Devemos ter em mente que marcas novas, e pouco conhecidas no mercado, poderão necessitar de investimentos em estratégias diferentes daquelas marcas que já são conhecidas no mercado. Muitas vezes, os esforços realizados em mídia são fundamentais para que a marca obtenha sucesso a médio e longo prazo, e não só de forma imediata.

Marcas entrantes necessitarão uma carga extra de esforços para branding e os KPIs de performance serão, por exemplo, acessos ao site e taxa de cliques.

Quando o objetivo da marca é gerar mais receita, o ROI será a métrica principal, aliado a indicadores como taxa de conversões e ticket médio das transações. Se o objetivo for obter mais leads para o site, a taxa de conversão somada ao custo por aquisição do lead serão os principais indicadores de performance.

Nesse universo infinito que é o digital, ganha quem consegue estar presente para as pessoas certas, e o que funciona para um anunciante não irá necessariamente funcionar para outro. A regra é simples: comunicação clara + segmentação assertiva + escolha do canal correto + investimento na medida. A aplicação desse processo exige um trabalho minucioso, com foco em pesquisa e muito conhecimento.”

Fonte: http://www.globalad.com.br/

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