• banner-cldigital2
  • banner-cldigital1
  • banner-cldigital3
  • banner-cldigital5

Saiba diferenciar um site responsivo do site mobile e aplicativo para celular

11 de outubro de 2017

Categorias:

smartphone-570214_1920 Saiba diferenciar um site responsivo do site mobile e aplicativo para celular

“É muito comum empresas solicitarem o desenvolvimento de um aplicativo para celular quando na verdade precisam de um site responsivo, ou vice versa. Apesar de terem a mesma finalidade, há uma diferença técnica significativa.

O que é um site responsivo?

É um site que tem o layout preparado para se adaptar ao formato de um tablet ou smartphone. Quando o visitante visualiza o site no computador, o formato se expande e aproveita toda a tela. No celular, as informações mudam de posição, mas preserva o tamanho das informações.

É comum os empresários acharem que, se seu site roda no celular, ele é responsivo. Todo site funciona no smartphone, porque se trata de um browser igual ao do computador. No entanto, quando ele não é responsivo, o visitante é obrigado a usar a famosa “mão de aranha”, abrindo e fechando para conseguir navegar e visualizar as informações.

A experiência do visitante é ruim e há uma tendência dele desistir de navegar no site. Dessa maneira, o objetivo final de gerar conversão (contato ou venda) dificilmente é atingido.

Como saber se um site é responsivo?

Há duas formas de identificar um site responsivo: reduza o navegador na horizontal ou abra o site em um smartphone. O layout deve se adaptar automaticamente ao novo formato, sem a necessidade de rolar o site para o lado para visualizar todas as informações.

Site Responsivo X Site Mobile (web app)

Um site mobile, também chamado de web app, usa a mesma tecnologia de um site responsivo, mas tem um formato diferente do convencional. Normalmente, é mais utilizado para apresentar informações em formato de lista, para facilitar a navegação.

Ter um site para computador e um site mobile implica em dois layouts e dois desenvolvimentos distintos. Grandes empresas de e-commerce costumam ter um site convencional (“não responsivo”) e um site mobile, para garantir a melhor navegação possível. É o caso de e-commerces como Walmart, Americanas e Submarino.

Essa técnica permite ir ainda mais longe na usabilidade para dispositivos móveis. Em contrapartida, gera um custo duplicado.

Exemplo de um site mobile (web app)

Quando o servidor das Lojas Americanas reconhece que o dispositivo que está acessando é um smartphone, ele envia então para a versão mobile. Se fosse um site responsivo seria a mesma versão desktop, só que com técnicas para que o layout se ajuste no próprio browser.

Site mobile (web app) x Aplicativo para Celular (app)

A diferença entre um web app e um app é grande. Tecnicamente, é 100% diferente.

Um aplicativo para celular é um software, que precisa ser instalado no smartphone e roda diretamente no sistema operacional. Já o site mobile roda em um browser, afinal, ele é um website com um formato diferenciado.

Um aplicativo mobile (app) pode atingir um desempenho muito melhor e tem capacidade para utilizar os recursos do dispositivo. A experiência do usuário é muito superior.

Grandes empresas costumam ter as duas soluções, pois há usuários resistentes a baixar um aplicativo. Nesse caso, o web app roda diretamente no navegador e não exige a instalação. Para o visitante faz sentido instalar (baixar) um app quando ele vai utilizá-lo com frequência. Quando é para usar uma única vez. Para consultar um produto esporadicamente, por exemplo, é mais cômodo usar o site mobile.

Por se tratar de um software, um app precisa lidar com as diferenças entre sistemas operacionais. É uma tecnologia mais recente e tem menos mão de obra disponível. Esse conjunto de fatores torna um projeto de aplicativo cerca de 3 vezes maior o valor, em relação à um webapp.

Se tratando de um negócio com volume de informações e pensando em um grande mercado, não há como fugir do APP. A taxa de conversão (vendas), devido à usabilidade e performance, é maior. Além disso, para alguns projetos, que demandam alguns requisitos, somente um app terá condições de atender.”

Fonte: https://www.esauce.com.br/

logo1-300x300 Saiba diferenciar um site responsivo do site mobile e aplicativo para celular

Mais posts de CL Digital

Comente:

Comentários

A Agência de marketing digital CL Digital Marketing é focada em Criação de Sites, SEO (Search Engine Optimization), Links patrocinados e Mídias Sociais. Criação de sites personalizados, (SEO) otimização de sites para os mecanismos de busca, (SEM) Estratégia de Marketing para Links Patrocinados e integração nas principais Mídias Sociais (Facebook e Twitter).

CL Digital Marketing
Av. Presidente Vargas 590 - sala 1010 , RJ
CEP: 200.71.000
Tel: (21) 3559-0112
Cel: (21) 97431-5849 / Cel: (21) 97407-4137

Atendimento: Segunda a Sexta de 9h às 18h

comercial@cldigital.com.br
suporte@cldigital.com.br

Agência de Marketing Digital | Marketing Digital RJ | Links Patrocinados Agência de Marketing Digital | Marketing Digital RJ | Ícone Linkedin Agência de Marketing Digital | Marketing Digital RJ | Ícone Facebook
Links Patrocinados RJ | Links Patrocinados | Links Patrocinados